PARTICIPE!
Catalisadores Climáticos: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento e Alianças no Financiamento da Transição Verde no Brasil
Com o agravamento da crise climática, a necessidade de soluções financeiras escaláveis e sustentáveis é mais urgente do que nunca. Este evento reúne líderes de bancos de desenvolvimento, governos e organizações de impacto social para discutir o papel crucial das instituições financeiras na transição verde do Brasil.
Participe de uma discussão sobre os desafios e oportunidades no financiamento climático, por meio da apresentação de casos de sucesso e parcerias inovadoras que estão impulsionando o avanço para uma economia de baixo carbono.
Confirme sua presença
Os bancos de desenvolvimento desempenham um papel fundamental na mobilização de capital para a ação climática, mas desafios como barreiras regulatórias e capacidade limitada prejudicam os avanços na área. Este evento reunirá líderes dos setores financeiro, governamental e da sociedade civil para explorar como os bancos de desenvolvimento podem impulsionar a transição verde do Brasil e alinhar investimentos com as metas climáticas.
Lucca Rizzo
Instituto Clima e Sociedade
Lucca é advogado, graduado em direito pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico em ciências sociais na Sciences Po-Paris e mestre em políticas internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio com uma dissertação sobre financiamento da bioeconomia amazônica.
Trabalhou em uma multinacional do setor de energia nos escritórios do Rio de Janeiro e Paris e, por mais de 7 anos, foi associado ao escritório Mattos Filho, onde assessorou clientes brasileiros e estrangeiros com a captação de recursos nos mercados financeiro e de capitais e coordenou uma série de iniciativas e publicações envolvendo finanças sustentáveis.
É membro do Conselho da Favela Brass.
Suelen Marostica
Instituto Talanoa
Suelen é engenheira florestal, possui Mestrado em Clima e Meio Ambiente, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e é doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Ela tem 20 anos de experiência profissional em iniciativas focadas em ciência, conservação florestal, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, envolvendo colaboração em rede, inovação, financiamento e tecnologias atuais.
Gabriela Vichi
Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo
Gabriela é mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e economista pela Universidade Federal do Espírito Santo. Antes de trabalhar no BANDES, foi analista econômica na Fiesp e analista de projetos no Sebrae/ES.
Possui experiência em gestão de projetos e contratos, bem como em análises e estudos de desenvolvimento econômico, com foco no desenvolvimento regional e na economia do Espírito Santo.
A confirmar
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal agente de financiamento do desenvolvimento no Brasil. Desde sua fundação, em 1952, o BNDES tem desempenhado um papel fundamental no estímulo à expansão da indústria e da infraestrutura no país.
Ao longo de sua história, suas operações evoluíram conforme os desafios socioeconômicos brasileiros, incluindo atualmente apoio às exportações, inovação tecnológica, desenvolvimento socioambiental sustentável e modernização da administração pública.
A confirmar
Banco Interamericano de Desenvolvimento
O BID trabalha para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em mais de 26 países da América Latina e do Caribe, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região. O Banco oferece suporte financeiro e técnico a governos nacionais e subnacionais, além de outras entidades, e conduz pesquisas de ponta.
O BID impulsiona avanços em áreas fundamentais como saúde, educação, infraestrutura, ação climática e diversidade, com o objetivo de reduzir a pobreza e melhorar a vida das pessoas na região.
Marcelo Cabral
Delivery Associates
Marcelo tem sua atuação focada na implementação de programas internacionais financiados por organizações filantrópicas e multilaterais para melhorar a eficácia dos governos locais na América Latina.
Com vasta experiência no setor público, Marcelo atuou como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério da Gestão e Inovação do Brasil, ocupando cargos de liderança em diversos órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e municipal de São Paulo, onde coordenou iniciativas de inovação, tecnologia e dados.
Também liderou projetos de impacto com organizações como Fundação Arapyaú e o Consórcio Conectar. Marcelo possui um Mestrado em Políticas Públicas pela UC Berkeley e um Bacharelado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas.
Confirme sua presença
A Delivery Associates (DA) é uma consultoria global de impacto social que orienta líderes em todas as fases da implementação—da formulação de estratégias à execução e avaliação. A DA colabora com governos, fundações filantrópicas e organizações internacionais, utilizando estratégias práticas para alcançar resultados sustentáveis e duradouros.